Qual prato mexe mais com sua emoção?

22/06/2009 at 16:39 Deixe um comentário

 >> Sem saber direito o que postar de novidade pra vocês, tive a idéia de entrevistar algumas personalidades públicas indagando que prato  mexe mais com a emoção de cada uma delas. Como estou visitando a Rádio Globo Am, em Fortaleza, comecei por aqui, falando com profissionais gabaritados, levando muitos deles a uma viagem ao passado e revivendo emoções  guardadas há muito tempo. Iniciamos com o Comentarista Esportivo Jota Lacerda.

                                                                    

Jota Lacerda

Jota Lacerda

Jota Lacerda, 51 anos,  Baiano de nascimento  e Cearense de coração, Comentarista Esportivo da Rádio Globo Am de Fortaleza, profissional com quase 30 anos na área da comunicação, fala do prato que mexe  mais com suas emoções.

– O prato que me remete ao passado é o VATAPÁ com farinha cessada. Por ser da Bahia, fui criado comendo caruru,  vatapá, xinxin, acarajé, bolo de aipim, entre uma infinidade de delícias, mas o vatapá tem um sabor especial, por lembrar da dedicação que a minha mãe dava ao prato, bastante trabalhoso na fase de preparação e finalização.

– Lá em casa ninguém ficava de braços cruzados, olhando a Tia (como eu chamava minha mãe) preparar qualquer refeição. Nos dias de caruru, por exemplo, cada um dos filhos (três ao todo; a caçula nasceu bem depois) recebia uma tarefa. Eu preferia cuidar do camarão seco ou do coco, por motivos óbvios: comer, comer, até o fim, todas as sobras.    

E, quando tudo estava pronto, era uma festa. Tia (minha mãe Nicinha) fazia questão de levar os pratinhos dos vizinhos mais próximos (uma espécie de tradição local). Depois, mesa posta, toda a família ali reunida, moqueca, molho lambão, caruru, vatapá e alguma sobremesa.

Ainda cabia um aperitivo, mas isso, papai (seo Ângelo, disciplinador) não permitia. Uma particularidade: O vatapá lá de casa era feito com farinha de mandioca e, por isso, era mais gostoso, confesso. Bom apetite.

vatapá com farinha de mandioca

vatapá com farinha de mandioca

RECEITA:

INGREDIENTES

PASSO-A-PASSO

  1. Coloque o bacalhau de véspera na água, trocando-a várias vezes, para dessalgá-lo. Pode ser, também, peixe salgado e desfiado.
  2. Retire as espinhas do bacalhau deixando-o em pedaços médios e reserve.
  3. Em uma panela grande coloque o leite de coco.
  4. Triture no liquidificador as castanhas, o amendoim, as cebolas, o gengibre e camarão-seco-defumado.
  5. Coloque os ingredientes triturados na panela junto ao leite de coco, misturando-os com uma colher de pau grande.
  6. Reserve os maiores camarões secos, inteiros, porém, sem a casca (aproveite as cabeças e as cascas triturando-as no liquidificador).
  7. Acrescente o azeite de dendê misturando com a colher de pau grande.
  8. Coloque aos poucos, com muita paciência, a farinha de mandioca, mexendo para não embolar.
  9. Cozinhe em fogo brando, sempre mexendo.
  10. Junte o bacalhau ou o peixe.
  11. Não deixe a panela no fogo, sozinha, obrigatoriamente, tem que mexer enquanto estiver com o vatapá no fogo.
  12. Quando o Vatapá estiver soltando da panela, acrescente os camarões secos, grandes, que foram anteriormente reservados.
  13. Experimente, em relação ao sal e ao sabor, se todos os ingredientes estão cozidos uniformemente.
  14. Começando o Vatapá a ferver e a borbulhar, respingando, estará quase pronto.
  15. Mexa por mais dez minutos e retire do fogo.
  16. Lembre-se que, a castanha, o amendoim, camarão-seco-defumado e o bacalhau ou o peixe, mesmo dessalgado, ainda contêm sal.
  17. Sirva morno.

              Bom apetite!!!!

Entry filed under: gastronomia, receitas. Tags: , , , , , , , , , .

A arte do ovo frito Qual prato mexe mais com suas emoções? José Moreira gosta de SONHOS DE BACALHAU

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Quem sou

Soraya Piancó, Cearense, nascida na cidade do Crato, no Vale do Cariri, gastrônoma, atuando na área de alimentação saudável, diferente e barateada com ministração de aulas sobre reaproveitamento de alimentos prontos e in natura, com a finalidade de mostrar as pessoas que somos capazes de fazer deliciosas comidas vindas de cascas, talos e sementes, por exemplo e que normalmente vão pro lixo, evitando assim desperdício e matando a fome de muita gente, agregando saúde e sabor aos alimentos.
Sejam todos bem vindos e tentarei passar sempre que possível receitas e dicas da minha região para que possam conhecer e repassar depois que provarem, pois o conhecimento deve ser publico sempre, só assim poderá girar mundo.
Muito grata pela visita e voltem sempre!!!
Beijos carinhosos dessa cearense arretada.

Galeria de imagens

O mundo gira

contador gratis

Já visitaram esta página...

  • 243.773 pessoas

Veja a data das postagens

junho 2009
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930